Aula 5 – Tamanho do Texto

Argumento: O eixo do texto publicitário de impacto.

 A argumentação consiste em trazer fortes conceitos implícitos, como acontece também um uma propaganda. Um case antigo de propaganda que perpetuou por muito tempo é o dos biscoitos tostines: “tostines vende mais porque é fresquinho, ou é fresquinho porque vende mais?” A argumentação desse anúncio gira em torno de duas verdades de consumo: o giro rápido de estoque, que forçaria o rápido fornecimento de um produto sempre novo, ou a qualidade que faria com que as pessoas comprassem muito o produto, e teria que ter uma reposição rápida.

 Como conseguir um bom argumento?

O principal para o bom argumento é o conhecimento da causa em questão, no caso da redação publicitária é a constante informação, proveniente em muitos casos da leitura e pelo interesse do objeto que irá ser anunciado.

Texto Curto:

 Em geral as pessoas tem menos interesse em textos longos, em um sinal da nossa época, muito menos pessoas desenvolvem o hábito da leitura, desestimulando também o uso disso em propaganda.

O texto curto é objetivo, forte e direto – tem como característica o imediatismo, ideal para mídias com pouco tempo de exposição – Outdoors, Painéis, Rádio e TV).

 Espírito de Síntese: O texto curto demanda o que chamamos de espírito de síntese. Imagine sua campanha (ou seu texto) em um outdoor. Toda idéia, tudo de realmente precioso deverá estar contido ali naquela única peça. O texto curto demanda muito mais concentração na mensagem principal.

Para isso: – Gerar MUITAS opções (tentativa e erro); -Escolher boas palavras – Eliminar as ruins; -Substituir, utilizar sinônimos, alimentar novas idéias.

 O Slogan é uma ferramenta de MARCA, já o texto da campanha é relativo àquele momento específico do produto/empresa. Como o Slogan é repetido em mais de uma peça, o segredo do seu bom funcionamento é a repetição nas mídias. Já o tema-síntese tem como seu artifício principal o impacto direto. É comum o texto curto de anúncio dar margem à uma grande campanha que, sendo institucional, vire um slogan. 

 Abra a boca, é Royal.

Abuse, use. C&A.

 Axe. A primeira Impressão é a que fica.

 Bombril tem 1001 utilidades.

 Brastemp não tem comparação.

Caninha 51. Uma boa idéia.

Casas Bahia. Dedicação total à você.

Cheetos. É impossível comer um só.

Deu duro, tome um Dreher.

Globo e você: Tudo a ver.

Nescau. Energia que dá gosto.

A diferença é que o Estadão funciona.

Quick faz do leite uma alegria.

Se a marca é cica, bons produtos indica.

Se é Bayer, é bom. Tomou Doril, a dor sumiu.

Volksvagen. Você conhece, você confia.

Texto Longo: Vimos que a tendência em mensagens cleans e diretas é usada até mais do que devia por nós publicitários. Mas, e quanto aos grandes textos? Para que servem?

Quando temos um texto em um anúncio, que faça o leitor perder pelo menos 20 segundos em leitura, estamos prendendo sua atenção frente à seu anúncio por um bom tempo também. Logicamente, exige-se que esses textos sejam bem escritos, para expor seu produto, suas promessas e seus benefícios.

 Contar grandes histórias dá um grau de seletividade maior, porque primeiramente nem todas as pessoas lerão, e por outro lado, tem como principal função a valorização de um produto, além da explicação mais detalhada de suas características/benefícios.

-Funciona muito bem com produtos de alto valor, ou que precisam ser valorizados; -O Título tem que ser extremamente provocativo;

-A diagramação para esses textos propositalmente deve ter poucas quebras.

-Poucas cores e uma organização mais clássica.

Exercício: Cliente: CVC Turismo Produto: Pacote tusístico para a Europa voltado para consumidores de baixa renda, gente que jamais sonhou com a possibilidade de conhecer aquele continente. Serão visitados cinco países em quinze dias: Portugal, Espanha, França, Suiça e Itália. Documentação, translados, hospedagem e alimentação incluídas no pacote. O trecho que vai de Lisboa a Roma é feito por terra, em trens expressos. Transporte aéreo fretado entre Brasil/Portugal (Lisboa) e Itália (Roma) /Brasil. Crie um Slogan para este produto, e faça um anúncio com texto de quinhentas palavras ou mais, para veiculação no primeiro caderno dos jornais populares das principais capitais brasileiras, no formato de pagina dupla.



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